quarta-feira, 5 de maio de 2010

Trabalho

João Pedro - 15
Pedro Henrique Magalhães - 26

Professores
- José Alexandre -Física
- Suzana - Química
- Mariangela - Biologia
- Mônica - Laboratório

Fontes

FONTES:
http://www.efeitojoule.com/2008/09/eletricidade.html
http://www.espumoso.net/leonardo/2008/02/um-pouco-de-energia-quntica.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eletricidade
Google Imagens
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070325182004AAJtNBd
http://www.infoescola.com/ecologia/urso-polar-e-o-aquecimento-global/
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-fontes-alternativas-de-energia/index.php

Biologia - Fontes alternativas de energias

FONTES DE ENERGIAS ALTERNATIVAS:
- As energias alternativas podem nos trazer vantagens e desvantagens, como essas energias:
A energia solar é limpa e renovável, além de ser abundante, porém esse tipo de energia é muito caro.
A energia eólica é a mais limpa que existe, e ela não se acaba, porém é muito lenta, pois depende do vento, que é um fenômeno natural e pode sofrer interrupções.
A energia nuclear é eficaz, ela fica dentro do núcleo do átomo, ela não emite gases, mas gera lixo atômico que pode ser prejudicial a saúde humana. É preciso um desenvolvimento seguro, assim como o seu uso.
A energia da biomassa é uma energia ecólogia, derivada de plantas cultivadas, ou seja, uma energia vegetal. Sua desvantagem é que para sua obtenção, são precisas muitas terras, pois essa energia vem das plantas.
A energia hidráulica é limpa, barata, renovável e não causa grandes impactos, mas por outro lado, inunda áreas habitadas causando destruição da fauna e da flora, além de deslocamentos de populações.
A energia geotérmica é obtida pelo calor das rochas, porém é caro perfurar a terra para chegar nessas rochas, pois elas ficam no subsolo.
A energia térmica dos oceanos se dá pela diferença de temperaturas entre águas profundas e águas que ficam na superfície. Esse tipo de energia é renovável, porém tem alto custo.

Biologia - Aquecimento global e Consumo


A RELAÇÃO ENTRE O CONSUMISMO EXAGERADO E O AQUECIMENTO GLOBAL:


- O consumismo exagerado está causando graves consequências a Terra. Nós consumimos água em grande quantidade, desperdiçando-a. Podemos também citar o grande aumento do número de automóveis e indústrias, o que só aumenta a emissão de gás carbônico. Nós temos que repensar a nossa forma de consumo, principalmente na questão do desperdício, ou vamos acabar de vez com o nosso planeta.




Biologia - Os efeitos do Aquecimento Global


- O aquecimento global está causando o derretimento precoce das geleiras, alterando o período de migração dos pássaros e profundas mudanças no meio ambiente que desencadeiam-se em falta de alimentos para os ursos polares. O governo dos EUA já classificou o urso polar do estado do Alaska como uma espécie ameaçada de extinção. Há a previsão que dois terços dos ursos polares poderão desaparecer nos próximos cinqüenta anos.
Os insetos vetores de doenças irão de propagar em climas mais frios, por causa do aquecimento global, como preveêm os cientistas. O aquecimento também abrevia a reprodução desses insetos, fazendo com que se proliferem muito mais rápido. A estiagem também transforma rios em charcos em algumas regiões, fazendo focos de proliferação de mosquitos com a água acumulada. Exemplos: Dengue e Malária.
Com o aquecimento global, habitats de répteis, anfíbios e outros animais estão sendo destruídos e a poluição atrapalha a reprodução desses animais.


Biologia - Matriz energetica baseada no uso de combustiveis fosseis e o aquecimento global

- Matriz energética é toda a energia disponibilizada para ser transformada, distribuída e consumida nos processos produtivos. O petróleo e seus derivados têm a maior participação na matriz brasileira, cerca de 40%. Gás natural e carvão mineral são, assim como o petróleo, fontes não-renováveis, altamente poluentes.
O uso de combustíveis fosséis aumentou a concentração de dióxido de carbono na atmosfera (carvão, gás natural e petróleo), principalmente em indústrias e pela devastação e queima das florestas. Tudo isso contribui para o grande aumento do aquecimento global.

Quimica - Energia e Consumo

O consumo de energia pode refletir tanto o grau de industrialização de um país como um grau de desenvolvimento e bem estar da sua população em termos médios. O consumo de energia nos países mais industrializados é aproximadamente 88 vezes superior ao consumo dos países menos desenvolvidos.
Podemos economizar energia com simples atitudes no nosso dia-a-dia, por exemplo: Apagar as luzes quando necessário, substituir lâmpadas que gastam por mais por lâmpadas que são acesas com a presença de alguém, desligar aparelhos eletrônicos que não estão sendo usados, entre muitas outras coisas no nosso cotidiano.
O governo também pode investir em fontes de energias renováveis, como energia eólica, energia nuclear, energia solar, etc.
Lembrando que consumindo muita energia, também estamos consumindo muita água e isso prejudica muito o mundo.

Quimica - Eletricidade e Energia Quantica



A eletricidade está presente a todo tempo ao nosso redor e até em nós mesmos. Na natureza a
eletricidade pode ser observada no relâmpago, uma grande descarga elétrica. No nosso corpo, a eletricidade está presente por exemplo nos impulsos do olho para o cérebro. Ela é um fenômeno químico que resulta na interação das partículas que formam a matéria, exemplo: Os elétrons.
Há dois tipos de cargas elétricas: positivas e negativas. As cargas de nome igual (mesmo sinal) se repelem e as de nomes distintos (sinais diferentes) se atraem. Alguns materiais podem ser bons condutores de eletricidade, e outros não.
- Movemos energia universal através dos nossos pensamentos, palavras, sentimentos e ações, pois são energia, ou seja, ondas de possibilidades energéticas que se vão manifestar na nossa realidade física e não física. A Energia Quântica é totalmente benéfica e pode ser muito utilizada para a nossa saúde. Podemos utilizar a Energia Quântica para modificar nossa maneira de ser e mudar nossa vida. Se você transmitir e pensar coisas boas irá atrair coisas boas e positivas. Já se você transmitir e pensar coisas ruins, irá atrair coisas ruins e negativas.

Fisica - Vantagens e Desvantagens das Hidrelétricas

Vantagens

Em comparação com as alternativas economicamente viáveis, as centrais hidrelétricas são consideradas formas mais eficientes, limpas e seguras de geração de energia. Suas atividades provocam emissão incomparavelmente menor de gases causadores do efeito estufa do que as das termelétricas movidas a combustíveis fósseis, além de não envolverem os riscos implicados, por exemplo, na operação das usinas nucleares (vazamento, contaminação de trabalhadores e da população com material radioativo etc.). Uma descoberta mais recente em favor das usinas hidrelétricas é o método para aproveitamento da madeira inundada, que já vem sendo adotado na usina de Tucuruí, no rio Tocantins.

Desvantagens

Por outro lado, a construção e a utilização de usinas pode ter uma série de conseqüências negativas, que abrangem desde alterações nas características climáticas, hidrológicas e geomorfológicas locais até a morte de espécies que vivem nas áreas de inundação e nas proximidades. A construção da usina de Porto Primavera, por exemplo, reduziu a planície de inundação do alto rio Paraná a quase metade dos 809km originais. O desajuste do regime hidrológico afeta a biodiversidade da planície e pode acarretar a interrupção do ciclo de vida de muitas espécies (mais comumente de peixes de grande porte e migratórios) e a multiplicação de espécies sedentárias (de menor valor), o que, conseqüentemente, afeta as populações ribeirinhas que vivem da pesca. Além disso, o represamento do rio e a formação do reservatório, aliado às modificações no ambiente decorrentes da presença do homem (principalmente pelas migrações relacionadas à obra) provocam o desequilíbrio do ecossistema e favorecem a propagação de endemias como a esquistossomose, a malária e o tracoma.

Fisica / Hidreletricas Mecanismo de Funcionamento e Como podemos contribuir para diminuição de consumo de eletricidade








Mecanismo de Funcionamento
Nas usinas hidrelétricas, a água do reservatório formado pelo fechamento da barragem é transportada por canais até a casa de força, onde passa por uma turbina hidráulica acoplada a um gerador, no qual a potência mecânica é transformada em potência elétrica. Depois de passar pela turbina, a água retorna ao rio. A energia é conduzida por barras condutoras dos terminais do gerador até o transformador elevador, no qual sua voltagem é elevada para permitir a condução, pelas linhas de transmissão, até os centros consumidores, onde, por meio de reguladores, o nível da voltagem é levado aos níveis indicados para utilização.

Diminuição do consumo de eletricidade

Podemos diminuir todo esse consumo, com atos em nosso cotidiano: Apagar as luzes quando não estiverem sendo usadas, substituir lâmpadas que gastam mais por lâmpadas que acendem apenas na presença de pessoas, desligar aparelhos eletrônicos quando não estiverem sendo utilizados, etc. O governo também pode investir em novas fontes de energia e fazer campanhas para reduzir esse consumo. Nós temos que nos conscientizar de que o mundo está sendo destruído e precisamos mudar nosso pensamento e forma de agir.